Falando em público

Um dos maiores medos da humanidade...
Um dos maiores temores de toda a raça humana...

Falar em público sempre foi motivo de pavor pra muita gente. Só de imaginar estar diante de uma multidão (que nem sempre é tão grande, hehe), já nos faz tremer. Claro que não são todos que se preocupam com
isso, mas por que falar na frente de todo mundo parece ser tão horrível??

Porque são varias pessoas te olhando, nenhuma interessada no que você tem a dizer. Estão apenas esperando você errar. A prova disso, é que é muito mais fácil as pessoas te olharem estranho ou até mesmo prendendo o riso, do que mostrarem interesse no que você está dizendo. Imagine... uma multidão de pessoas, prontas pra rirem de qualquer coisa que você diga!

Por esse motivo principal, falar em público sempre foi e sempre será o pesadelo de muuuuita gente...

Mas eu descobri que esse medo passa. Que todo esse tormento pscológico pode ser superado com um pouco de esforço da parte de cada um.

Eu, por exemplo... não conseguia abrir a boca numa roda de conversa! Se meia dúzia de pessoas já olhavam pra minha cara, eu já ficava com medo. Mas por quê?

Porque se eu dissesse algo errado, me enrolasse , embolasse a fala, fizesse uma cara engraçada ao falar, transmitisse nervosismo, falasse engraçado ou até mesmo gaguejasse, a pouca reputação que eu tinha iria ser perdida... Ou seja, o maior medo de todo mundo nesse momento é de ficar lembrado como o grande "pateta". Mas existem meios de superar esse problema!

Em primeiro lugar, como as primeiras linhas desse texto falaram, esse é um medo de muitas pessoas além de você, portanto, é um medo comum e que aquelas pessoas de quem você tem medo nesse momento provavelmente também tem. Sendo assim, não há motivo de temer aquela sensação de "ser o único idiota", pois você é exatamente como os outros.

Em segundo lugar, se você acha que tem uma reputação baixa e que ela pode ser perdida nesse momento, relaxe. Sua reputação só tende a diminuir... E isso só vai acontecer se você estiver pensando nela! Uma risada ou outra é inevitável, uma apresentação de algo em público não pode ser encarada como uma ameaça a sua pessoa...

E em terceiro lugar, no momento em que você transmite a insegurança e o medo de falar pra todos, é que provavelmente você se tornará alvo da chacota. Se mesmo tremendo de medo por dentro você manter sua posição, logo as pessoas não verão motivo para te atingirem. Aliás, não pense jamais que algumas pessoas zombam de você por ter feito algo errado! Elas fazem isso porque são idiotas... se não, TODOS fariam a mesma coisa. Elas gostam de atacar quem é mais vulnerável.

Pensando assim, falar em público é apenas um medo pscológico, o medo de cometer um erro e todos curtirem com sua cara. Mas desde que você saiba que isso não afetará a sua vida no futuro e que seu respeito não será atingido por isso, então com certeza isso se torna mais fácil!
(a menos que você escorregue e caia do palco, aí é complicado...)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Rike disse...

Olá, Felipe!
Pessoas aforam desgraças, pra comentar, rir, twittar... desde que não sejam as delas!
Abçs!
Rike.

Carla Farinazzi disse...

Oi, Felipe, muito bom o seu texto!

É terrível falar em público, e você expôs bem o assunto, penso que a grande maioria tem mesmo medo.
Eu penso que fica mais fácil falar em público se dominarmos bem o assunto sobre o qual vamos falar.
Mas o que você falou é bem verdadeiro. Algumas pessoas zombam não porque fizemos algo errado, mas porque elas são idiotas mesmo

Beijos

Carla

Postar um comentário

Ajude o Beco a crescer! Se gostou do post que acabou de ler, deixe um comentário.